Porque algumas construções extremamente recentes apresentam rachaduras aparentes, infiltrações ou outros sinais de desgaste? Esse tipo de problema não ocorre somente devido ao desgaste das edificações em função do tempo. Em alguns casos, com extrema rapidez, falhas na execução ou outros motivos podem causar danos precoces. Esses danos são as chamadas patologias, que são manifestações que ocorrem durante o ciclo de vida de uma edificação.

   Essas manifestações patológicas prejudicam o desempenho esperado da edificação e seus componentes (subsistemas, elementos e componentes). Assim, uma manifestação patológica pode ocorrer na estrutura, na vedação ou nos componentes de abastecimento.As principais patologias das construções são: por umidade, as fissuras e a corrosão nas armaduras.

   Existem diversas formas de as patologias se originarem, porém, os casos mais comuns são nas etapas de projeto, falhas de execução, má qualidade dos materiais empregados e a má utilização dos edifícios pelos usuários.

   Na maioria dos quadros patológicos, existe uma solução. Para que isso ocorra é necessário a análise de um profissional habilitado para realizar o diagnóstico da patologia decorrente e posteriormente realizar o seu prognóstico, de acordo com os materiais e métodos presentes no mercado atual. O corpo de profissionais da SEAP está apto para identificar e solucionar patologias. Solicite-nos um orçamento!